Estreante em 2020 no ramo de pesquisas eleitorais, o Instituto ABR de Educação, Esportes, Cultura e Cidadania, ou simplesmente IABR, e que tem capital social não especificado, já dispendeu R$ 65,4 mil para bancar 32 levantamentos em municípios do Tocantins desde o final de setembro.
Segundo o Portal do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, em todas as pesquisas que registrou, o próprio IABR foi o contratante dos seus serviços e, por isto, sequer a emissão de nota fiscal é exigida. Palmeirante-TO é um dos municípios em que uma pesquisa para a Prefeitura foi registrada no dia 5 de novembro.
Pelo que foi divulgado, o prefeito Charles Rodrigues lideraria a disputa com quase 10 pontos de vantagem. O que não foi dito é que, como a margem de erro do levantamento é de 6 pontos, inexiste liderança alguma nesta tal pesquisa que o próprio IABR contratou, registrou e pagou todas as despesas
Criado em 16 de março de 2016, o IABR, para a Receita Federal, tem como principal atividade econômica o ‘apoio à educação, exceto caixas escolares’. Como atividades secundárias, pode atuar na ‘saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais’.
Pesquisas de mercado e de opinião pública aparecem na sequência. Depois, são listadas consultoria empresarial, em publicidade e em tecnologia da informação, serviços de engenharia e até mesmo ‘atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente’ seja lá o que quer que isto signifique.
O instituto IABR, pelo que está na Receita Federal, divide sua sede em Paraíso do Tocantins, o número de telefone e ainda o endereço de e-mail com uma outra empresa, a Occur Comunicações e Tecnologias Eireli. Em ambos os certificados no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ, há dados exatamente idênticos.
O IABR e a Occur, para o Fisco, têm sede na Rua A, número 178, no Setor Oeste de Paraíso do Tocantins. Dividem também o número de telefone celular (63) 9272 9920 e tem o mesmo endereço de e-mail, tosgrego1@hotmail.com, embora no CNPJ da Occur ele não apareça.
Este e-mail, tosgrego1@hotmail.com, aparece sim no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, em notas fiscais da Occur Comunicações, emitidas para cobrança de serviços pagos com dinheiro da cota parlamentar do deputado federal Tiago Dimas, do Solidariedade.
Por uma destas incríveis coincidências da vida, Tiago Dimas participou do lançamento da candidatura à reeleição do prefeito Charles Rodrigues em Palmeirante, como revela uma busca rápida na Internet.
https://diariotocantinense.com.br/noticia/em-palmeirante-charles-rodrigues-lanca-pre-candidatura-com-presenca-de-tiago-dimas/6469
Resta esclarecer como um instituto novato, dedicado à educação, cultura, esportes e cidadania, como descreve o seu próprio nome, que nem tem pesquisas eleitorais entre as suas principais atividades, sem capital social especificado, gasta, ou diz ter gasto, mais de R$ 65 mil em levantamentos.
E, claro, qual a relação do IABR com a Occur, com quem divide endereço, número de telefone e e-mail. E onde é mesmo que entra a grana da cota parlamentar do deputado Tiago Dimas nessa história toda?