A equipe da Secretária Municipal de Educação de Ananás-TO marcou presença no encontro do programa EducaTO, que começou em 14 de abril e se encerra nesta quarta-feira, 15. O EducaTO é um projeto educacional que tem compromisso com a formação continuada, o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação no âmbito do território municipal educacional do estado do Tocantins, com foco no aperfeiçoamento dos professores e equipe técnico-pedagógica do sistema e da rede de ensino públicos.
O evento, que reuniu gestores e educadores de diversas regiões, foi uma oportunidade para a troca de ideias e experiências, alinhamento de metas e de fortalecimento das políticas públicas educacionais no Tocantins. A educação de qualidade na rede pública municipal é uma das prioridades da administração do prefeito Robson do Zé Gerardo na Prefeitura de Ananás.
Por meio da Secretária Municipal de Educação, sob o comando da secretária Cássia Cristina, já foram implantados avanços e projetos inovadores em Ananás, como a Educação Inclusiva, com a capacitação de profissionais com estratégias e novas abordagens para a educação de crianças com necessidades especiais, além da Escola em Tempo Integral, que já atende todas as unidades da rede municipal dos turnos matutino, vespertino, creche e pré-escolar.
O EducaTO permite oportunidade de evolução na formação dos profissionais da Educação e envolve sujeitos e funções diversas, cada uma com suas atribuições específicas, mas sempre colaborativas entre si. Todos são chamados a colaborar e cada voz é importante para a sistematização e execução do programa.
De um modo geral, cabe ao Coordenador do EducaTO, a responsabilidade imediata de coordenar a execução do programa, planejar ações em conjunto com a equipe e orientar os sistemas municipais de ensino. Ja? ao Formador I, compete a responsabilidade imediata de construir o currículo e plano de curso, organizar reuniões e encaminhamentos internos, entre outras atribuições de modo conjunto e participativo com a equipe do projeto no qual atua.
Ao Supervisor Municipal, por sua vez, compete acompanhar e monitorar as ações do projeto nos municípios, enquanto ao Orientador de Estudos compete o trabalho diretamente com os cursistas, fornecendo orientação e apoio.
Cada membro da equipe desempenha um papel fundamental para o alcance dos objetivos e missão do programa.