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NAZARÉ:CLAYTON PAULO INTEGRA POSSÍVEL ESQUEMA DE RACHADINHA ABASTECIDO COM DINHEIRO PÚBLICO DESVIADO DE CONTRATOS MILIONÁRIOS PARA COMPRA DE COMBUSTÍVEIS, ACUSA DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Publicada em 13/02/2025 às 17:42h - 866 visualizações

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NAZARÉ:CLAYTON PAULO INTEGRA POSSÍVEL ESQUEMA DE RACHADINHA ABASTECIDO COM DINHEIRO PÚBLICO DESVIADO DE CONTRATOS MILIONÁRIOS PARA COMPRA DE COMBUSTÍVEIS, ACUSA DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO
NAZARÉ:CLAYTON PAULO INTEGRA POSSÍVEL ESQUEMA DE RACHADINHA ABASTECIDO COM DINHEIRO PÚBLICO DESVIADO DE CONTRATOS MILIONÁRIOS PARA COMPRA DE COMBUSTÍVEIS, ACUSA DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO  (Foto: Jornal O Tempo )

O prefeito Clayton Paulo foi notificado nesta quarta-feira, 12, pelo Ministério Público do Tocantins, MPTO, para que se pronuncie sobre a denúncia em que ele e outros integrantes da Prefeitura de Nazaré são acusados de, possivelmente, integrar um esquema de ‘rachadinhas’, que seria abastecido com dinheiro público desviado dos contratos milionários destinados, alegadamente, à compra de combustíveis. Apenas para o ano de 2025, os contratos sem licitação para este fim somam uma bagatela superior a R$ 4,2 milhões.

“É amplamente sabido na cidade que os funcionários do Posto de Petróleo Interlagos, localizado em Nazaré - TO, são escolhidos pessoalmente pelo Prefeito Clayton Paulo. Existem fortes indícios de que este posto de combustíveis tem sido usado para realizar Rachadinhas, onde o Prefeito e outros membros da administração municipal se beneficiam com o direcionamento dos recursos públicos para esse estabelecimento. Tais práticas configuram graves infrações, que envolvem o desvio de verbas públicas e a utilização indevida dos recursos financeiros destinados à administração pública”, afirma a denúncia ao Ministério Público.

O registro no Parquet também aponta gastos ‘excessivos com combustíveis’ na Prefeitura de Nazaré. “Observamos que o consumo de combustíveis dos veículos públicos da cidade de Nazaré - TO ultrapassa os limites razoáveis, considerando a quantidade de veículos disponíveis e a sua real necessidade. Um exemplo claro está no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que possui apenas 1 (um) veículo e, ainda assim, os gastos com combustível são alarmantes e não condizem com a realidade do uso desse veículo. Outro exemplo refere-se à Secretaria de Educação, onde a quantidade de veículos é reduzida, sendo composta apenas por 1 (um) veículo pequeno e os ônibus escolares, que recebem recursos específicos provenientes de Emendas de Custeio para Combustíveis e contrapartida do Governo do Estado. No entanto, os gastos ainda assim são excessivos, o que levanta suspeitas de que os recursos estão sendo utilizados de maneira inadequada”.

 

As secretarias de Administração e Transporte são outros órgãos da Prefeitura de Nazaré apontados como de ´gastos com combustíveis elevados’. “Mesmo considerando que os veículos são utilizados apenas dentro do município de Nazaré, o que gera mais indícios de utilização inadequada desses recursos. Além disso, a Secretaria de Transporte, que também apresenta elevados gastos, conta com recursos adicionais provenientes de Emendas de alguns Deputados para recuperação de estradas e manutenção de máquinas pesadas. Mesmo com esses repasses, o gestor municipal, Prefeito Clayton Paulo, ultrapassa os limites dos gastos com combustíveis, o que demonstra uma possível má gestão ou desvio de recursos. Diante do exposto, solicito que o Ministério Público do Estado de Tocantins proceda com a investigação detalhada desses fatos, averiguando a veracidade dos mesmos e tomando as providências necessárias”, solicita a denúncia ao Ministério Público.

 

Em 2025, o prefeito Clayton Paulo chegou a assinar e/ou autorizar contratos, sem licitação, que somavam mais de R$ 4,8 milhões apenas para a compra de combustíveis na Prefeitura de Nazaré. Após denúncia do jornal o Tempo e já com o caso sob investigação do Ministério Público, foi anulado o contrato de mais de R$ 670 mil do Fundo Municipal de Assistência Social, que consumiria mais da metade do orçamento anual do órgão. Porém, restaram outros contratos que somam mais de R$ 4,2 milhões destinados pura e tão somente à compra de combustíveis. REVEJA AQUI E AQUI.




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