O empresário Jayme Fonseca tomou posse como prefeito de Carolina-MA nesta quarta-feira, 01, em solenidade na Câmara de Vereadores. Ele venceu às eleições municipais de 2024 na chapa com o ex-vereador Gilliard Silva como vice. Agora, deve colocar em prática o seu Plano de Governo para a gestão 2025- 2028.
Conforme o documento registrado na Justiça Eleitoral, o plano de Jayme Fonseca “está pautado por uma política pública que tem por objetivo, melhorar a qualidade de vida da população carolinense, aproveitando as capacidades e potencialidades do município, construindo um futuro melhor para todos”. VEJA A ÍNTEGRA AQUI
O Plano de Governo afirma que a gestão de Jayme Fonseca na Prefeitura de Carolina vai ‘ser pautada por transparência, compromisso, responsabilidade, consistência e, principalmente, respeito com o dinheiro público e com as pessoas’. “Esses valores serão a base de nossas ações e decisões. Transparência em todas as nossas atividades, compromisso com as promessas feitas, responsabilidade na gestão dos recursos, consistência na implementação dos projetos e um respeito inabalável por cada cidadão e cidadã de Carolina”.
Na Gestão Administrativa e Planejamento, Jayme Fonseca promete promover e implementar mecanismos facilitadores e menos burocráticos na tramitação de processos administrativos, sejam eles públicos ou privados. Para a Saúde pública, em síntese, anuncia que vai melhorar a qualidade e a acessibilidade dos serviços em Carolina, criar programas para assegurar uma vida saudável à população e promover o bem-estar em todas as faixas etárias.
A área de Educação, segundo o Plano de Governo de Jayme Fonseca, vai ter a promoção de “uma educação transformadora” para crianças, jovens, adultos e idosos; a climatização de 100% das escolas da rede municipal; a construção de novas escolas; a ampliação da oferta de ensino em tempo integral, em parcerias com os governos Federal e Estadual, e, de acordo com o documento, a conclusão de obras inacabadas de creches e escolas.
Para o Esporte e Lazer, o objetivo do novo prefeito é desenvolver projetos desportivos para atrair pessoas de todas as idades e em todas as regiões do município. No Turismo, Cultura e Lazer, Jayme Fonseca projeta valorizar e fomentar estas áreas nas esferas municipal e regional. A implantação de políticas públicas para os jovens, desde o bem-estar social à oportunidade de emprego e entretenimento são os objetivos de Jayme Fonseca para a Juventude de Carolina.
Em Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, as propostas são oferecer equipamentos públicos e promover projetos para o desenvolvimento da cidade, como a construção do portal de entrada de Carolina, da Orla da Beira Rio, ‘transformando-a no maior centro de lazer da cidade para famílias do município e turistas’, entre outras.
Na Agricultura, Jayme Fonseca quer promover o desenvolvimento rural através de técnicas e tecnologia que possam aumentar a produtividade e a qualidade de vida para o homem do campo, com a criação de projeto sustentável, selecionando família de baixa renda que queiram iniciar o cultivo de frutas e hortaliças; implantar a horta comunitária integrada a uma cooperativa, como forma de gerar renda para pequenos produtores urbanos; prestar assessoria de crédito rural e fundiário; buscar parcerias com órgãos no âmbito do desenvolvimento rural como SENAR, Sebrae, Secretaria de Estado da Agricultura e outros e promover cursos de capacitação.
As promessas de Jayme Fonseca no Plano de Governo têm em um de seus pontos a promoção da Regularização Fundiária e Moradia urbana e rural, conduzindo os processos de legalização para garantir a segurança jurídica da posse de bens imóveis e regularizar junto com os loteadores os loteamentos antigos e novos.
Já em Segurança Pública e Defesa Civil, Jayme Fonseca estipulou como principal objetivo criar projetos de orientação quanto a segurança do cidadão, apoios às polícias Civil e Militar e a implantação de sistema de monitoramento por câmeras. No Meio Ambiente e Sustentabilidade, o plano do novo prefeito de Carolina prevê ações como promover e incentivar a educação ambiental, com projetos de proteção e preservação do meio ambiente, assim como o uso adequado dos recursos naturais e a sua conservação.