Como se o suficiente não fossem os inúmeros obstáculos e empecilhos impostos por parte dos servidores da Saúde Pública de Aguiarnópolis-TO, sob a administração do prefeito Wanderly Leite, para encaminhar o tratamento contra o câncer de uma moradora do município, agora, alguns destes servidores não só resolveram expô-la nas redes sociais como incorrem em uma criminosa e desumana tentativa de desqualificar, pressionar e intimidar a paciente, acometida de gravíssima doença.
De início, a paciente, que está em tratamento contra o câncer há quase dois anos no Hospital de Câncer de Barretos-SP, recebeu até mesmo uma visita do prefeito Wanderly e servidores, que prometeram todo o auxílio e suporte concedendo Tratamento Fora do Domicílio, TFD, para custear suas passagens até São Paulo. Acontece que, em 2023, o TFD foi cancelado, e, desde lá, a paciente vem enfrentando dificuldades para ter acesso ao tratamento necessário, mesmo após tentativas de correção nos laudos médicos.
Após ser obrigada a suportar obstáculos burocráticos e todo o tipo de resistências por uma parte dos servidores da Saúde do prefeito Wanderly para poder se tratar contra o câncer, agora a paciente denuncia que passou a ser exposta em grupos do WhatsApp por alguns destes mesmos servidores, que tentam silenciá-la e desqualificar as suas reivindicações por um tratamento de qualidade e que é bancado com o dinheiro do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Entre os servidores que expõem a paciente com câncer, é mencionado um tal de Ilson Pereira dos Santos. É vigia recentemente contratado pelo Fundo de Saúde de Aguiarnópolis, em 1º de junho de 2024, pouco mais de um mês antes da proibição de contratações pela Lei das Eleições. Em agosto, Ilson Pereira recebeu salários de R$ 2.382,75, conforme o Portal da Transparência.
Este tipo de atitude vil, desumana e, certamente, criminosa de parte dos servidores da Saúde do prefeito Wanderly tornam mais do que evidente o quanto estão vulneráveis as pessoas de Aguiarnópolis que buscam garantir um direito básico, que é o acesso à Saúde Pública. Em um momento tão delicado da paciente, e que envolve uma questão tão cara e necessária à vida de todas as pessoas, que é a saúde, seria até elogio citar apenas a falta de ética e a irresponsabilidade de alguns dos servidores públicos do prefeito Wanderly. Agora, essa gente revela muito mais que desumanidade. É pura indignidade e crueldade mesmo.