Por falta de pagamento, a Energisa Tocantins cortou nesta terça-feira, 20, o fornecimento de energia ao Centro de Referência, CRAS, e à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ananás-TO.
O fato gerou imediatamente inúmeros posts de protestos e indignação nas redes sociais. Os internautas atribuem o problema à falta de compromisso da gestão da secretária Marta Camila e do prefeito Valdemar Nepomuceno na manutenção de serviços essenciais à população.
“É lamentável e indignante constatar o corte de energia no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e na Secretaria de Assistência Social em Ananás nesta terça-feira, 20 de fevereiro. A falta de compromisso da gestão para manter esses serviços essenciais em pleno funcionamento é inaceitável”, protesta um dos posts nas redes sociais.
Outro, faz um alerta: “os usuários merecem um atendimento digno e contínuo, e esperamos que medidas sejam tomadas para evitar que situações como essa se repitam no futuro. A população merece uma administração comprometida com o bem-estar e o funcionamento adequado dos serviços sociais”.
Conforme o Portal do Governo Federal na Internet, o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, unidade pública de atendimento à população, oferece serviços de Assistência Social, como inscrição no Cadastro Único, obrigatório para a participação no programa Bolsa Família e seus benefícios.O CRAS oferece ainda orientação sobre os benefícios sociais; sobre direitos do cidadão, apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos; fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade; acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica e orientação sobre outros serviços públicos.