Carolina-MA é um dos municípios que já está integrado ao sistema Rede Telenordeste, projeto do Governo Federal para auxiliar a Saúde da população por meio do atendimento em telemedicina, garantindo o acesso a consultas em várias especialidades, sem filas de espera ou burocracia.
O programa já deve estar disponível aos carolinenses a partir da próxima semana. “Nós temos uma lista de espera de mais de 300 pessoas e o intuito do Telenordeste é diminuir essa fila. Teremos dias com agenda de neurologia, outras datas, ginecologista, psiquiatria, cardiologia e por aí vai”, explica o secretário de Saúde de Carolina, Leonardo Sousa.
Leonardo Sousa adianta que os pacientes que tem solicitação na Secretaria Municipal de Saúde vão ser contatados para receber a oferta da consulta com especialista. “Caso a pessoa não queira e quiser aguardar para ir a Imperatriz, São Luís ou onde houver vaga de consulta presencial, a gente entende e deixará na nossa lista”.
Em caso de necessidade de exames ou cirurgia, o paciente vai ser direcionado para atendimento presencial. “Mas as consultas (por telemedicina) a partir do momento que a gente mostrar e a população observar que funciona, a fila (de espera) vai andar e vai melhorar para todo mundo”, prevê o secretário.