CAROLINA – Milhares de jovens provenientes de 12 dioceses que integram o Regional Nordeste V da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), participaram no último fim de semana (dias 17 e 18) da X Romaria da Juventude, na cidade de Carolina, no Sul do Estado do Maranhão.
O evento que é realizado de três em três anos havia sido suspenso em razão da pandemia e voltou fortalecido. A organização e o Corpo de Bombeiros estimam que mais de 20 mil pessoas participaram do evento, número que impressionou, pois na caminhada um mar de gente animada a perder de vista tomou de conta de ruas e avenidas de Carolina.
A abertura oficial da romaria que teve o tema “Juventudes: nosso grito é por trabalho e vida”, foi na noite de sábado (17), com a celebração de uma Missa para uma multidão na praça da igreja matriz de São Pedro Alcântara.
A missa teve momentos emocionantes como aquele em que um dos organizadores, ao microfone, indagaram sobre as vidas de jovens pejoteiros ou não.
“Até quando perderemos Marias, Joãos, Marias e José para a violência? Até quando perderemos os vários Tiagos, Marcos, Paulas para as drogas? Até quando juventude? É preciso ecoar o grito da vida, por que no percurso histórico e social que insiste em desviar o caminho missionário do jovem, é cada vez mais perceptível e que a juventude insiste em se mostrar”, diz trecho da mensagem lida por Michele Gonçalves, secretária nacional da Pastoral da Juventude acrescentando que os jovens são “símbolo de força, virtude e renovação. E somos chamados a sermos cada vez mais protagonistas e construtores de uma nova história, trazida no coração, as lutas, a coragem e determinação e tudo que possa ser combustível para a realização de uma sociedade justa que se espalhe com amor respeito e valorização a vida de cada pessoa(...). Os participantes acompanharem a fala com velas acesas representando a luz que faz a diferença no mundo.
Grupos de jovens com estandartes das dioceses passaram por um corredor aberto no meio da multidão. O bispo celebrante da Missa, dom Vilson Basso, que integra a coordenação do evento, pediu que todos os bispos presentes se apresentassem brevemente.