Ligada a Francisco das Chagas Miranda, o Kiko Miranda, acusado em denúncia ao Ministério Público do Tocantins, MPTO, de integrar um esquema de direcionamento de licitações e contratos da Prefeitura de Angico-TO, a empresa de fachada RK Consultoria e Engenharia, de Carolina-MA, abocanharam contratos suspeitos com o prefeito Cleofan Barbosa. Uma segunda operação de dispensa de licitação, de abril de 2021, a exemplo da que beneficiou a mesma RK Consultoria em janeiro de 2021, contêm também indicíos de fraude e envolve, inclusive, a participação de uma consultoria terceirizada.
Na dispensa de licitação de abril de 2021, que culminou em novo contrato da empresa de fachada RK Consultoria com o prefeito Cleofan, enviou proposta de preço para Serviços de Gerenciamento a empresa R Serra Ferreira Barbosa-ME. É a Life Consultoria. Desde janeiro, prestava serviços de Assessoria e Consultoria ao Setor de Licitações da Prefeitura de Angico, “executando tarefas necessárias para a solução de problemas”. Detalhe, também por dispensa é o contrato da Life.
Em resumo, a Life Consultoia concorreu em um processo de dispensa de licitação do qual ela mesma participou da elaboração para que, em tese, fossem respeitados todos os devidos procedimentos legais. Assim foi. Tanto mais que a proposta da RK Consultoria é de 9 de abril. A da Life Consultoria, 13 de abril. Uma data posterior, portanto.
E nesta operação, de abril, a RK Consultoria continuou cometendo o mesmo erro de português na proposta de preços que cometeu em janeiro de 2021, ao grafar um “Á” para se dirigir à Prefeitura quando na verdade o correto seria “À”. Naquela dispensa abocanhada pela RK, todas as propostas, além do erro grosseiro, tinham todas as características de terem sido elaboradas por uma única e mesma pessoa. Confira https://www.carolinaotempo.com.br/noticias/cidade/636624/1
A RK Consultoria é, no papel, de propriedade de Rosângela de Cassia dos Santos, que seria a namorada de Kiko Miranda. Ela indica o seu endereço residencial como o da sede da empresa, que também já ganhou contratos por dispensa de licitaçao e outro sob investigação de suspeita de fraude na Prefeitura de Aguiarnópolis-TO. Lá, Kiko Miranda é primo do prefeito Wanderly Leite. Em Angico, Kiko Miranda é irmão da vice-prefeita, Ieda. Os contratos da RK Consultoria e os envolvidos nos processos já são alvo de Inquérito do Ministério Público.
Uma outra investigação do Ministério Público da qual Kiko Miranda também é alvo, envolve ainda o filho do prefeito Cleofan, Luís Otávio, e o empreteiro José Orleans Sales Oliveira, marido da secretária municipal de Administração de Angico, Helena Macedo. Kiko Miranda, Luís Otávio e José de Orleans seriam operadores de um esquema de direcionamento de licitações e contratos da Prefeitura de Angico e que teria, inclusive, a participação do próprio prefeito Cleofan. Reveja https://www.carolinaotempo.com.br/noticias/cidade/640774