O filho do prefeito Cleofan Barbosa, Luis Otávio da Silva Lima, Kiko Miranda, irmão da vice-prefeita Ieda e primo do prefeito Wanderly Leite, de Aguiarnópolis-TO, e o empreiteiro José Orleans Sales Oliveira, marido da secretária municipal de Administração, Helena Teixeira de Macedo, são acusados de operar um ‘esquema’ de direcionamento de licitações e contratos na Prefeitura de Angico-TO em denúncia ao Ministério Público do Tocantins, MPTO. A operação descrita, inclusive, envolveria o próprio prefeito Cleofan.
“O senhor LUIS OTÁVIO LIMA, não foi nomeado em nem um cargo na prefeitura, mas, ele comanda a administração, especialmente, com as seguintes missões: 1 – Fazer todos os contratos com os fornecedores, determinar pagamentos, comprar os estoques, empreitas e etc. 2 – Na licitação o senhor LUIS TEM TOTAL CONTROLE DE TODOS OS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS, empreendendo as seguintes ações: Dita quais as modalidades, indica qual empresa deve ganhar o certame. 3 – Desde o início o filho do prefeito, determinou que todos os processos licitatórios sejam realizados na modalidade CARTAS CONVITES, não aceita pregão e nem outros procedimentos”, narra a denúncia que é investigada em Procedimento Preparatório do Ministério Público.
Segundo o denunciado ao MPTO, nas “licitações cartas convites quem ganham as licitações são duas empresas do senhor FRANCISCO MIRANDA LEITE (KIKO IRMÃO DA VICE PREFEITA. EMPRESAS JÁ DENUNCIADA NO ESTADO DO MARANHÃO E AGUIARNÓPOLIS (...) ELE (Kiko) NEGOCIA COM AS EMPRESAS, INCLUSIVE, GANHOU 50 MIL REAIS QUE FEZ REFORMA NA ESTRADA VICINAL DO TAMBORIL QUE É DISTRITO DE ANGICO”. Sobre as denúncias contra Kiko Miranda, por fraude em licitações nas prefeituras de Aguiarnópolis e Angico, confira aqui
Para operar o ‘esquema’ na Prefeitura de Angico, Luís Otávio teria também a colaboração do empreiteiro José Orleans Sales Oliveira, marido da secretária municipal de Administração, Helena Teixeira de Macedo. “O SENHOR ORLEANS E KIKO SÃO OPERADORES DO ESQUEMA. A EMPRESA DO ORLEANS, é J. O.S. OLIVEIRA LTDA (...) A REFORMA DO COLEGIO FOI FEITA PELA EMPRESA O ORLEANS O OPERADOR DO ESQUEMA SENDO ELE KIKO OS DONOS DO PEDAÇÃO E DIVIDEM COM O PREFEITO (Cleofan Barbosa)”, acusa a denúncia.
Ao Ministério Público foi enviada também uma imagem de uma requisição de compras e serviços, destinados à Secretaria de Educação, com o timbre da Prefeitura de Angico e assinatura e carimbo de Luís Otávio, identificado como ‘Diretor Financeiro’. “TODAS AS DESPESAS DE ALIMENTAÇÃO DA FAMILIA DO PREFEITO É PAGO PELA PREFEITURA, SENDO DOS IRMÃO, PAIS, E CUNHADOS”, afirma a denúncia ao Ministério Público, que já enviou pedido de manifestação do prefeito Cleofan sobre o teor dos fatos revelados.