No município de Filadélfia, os idosos e pacientes acamados recebem em casa os cuidados médicos necessários para se tratar de uma doença com toda a assistência adequada. Esses pacientes recebem a visita de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros.
A equipe orienta os parentes sobre higiene, alimentação e outros cuidados com o doente. Cada paciente recebe quantas visitas forem necessárias por dia ou semana. Para ter direito a esse serviço, são necessárias algumas exigências, como ter um cuidador fixo da família ou amigo, apresentar estabilidade clínica, ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e residir na área de abrangência da equipe.
O trabalho, não traz benefícios apenas para quem está doente. Quem os atende também aprende boas lições. “O contato humano é muito maior. A gente acaba se envolvendo e se importando profundamente com aquele ser humano, criando intimidade. No hospital ou UBS comum é mais correria, não dá para conhecer o paciente tão bem assim”, disse a secretaria de saúde Ariana Medeiros.
Segundo o Prefeito David Bento, o programa se destina a usuários com problemas de saúde que impossibilitam sua locomoção até uma unidade de saúde. "Esse serviço qualifica o cuidado de usuários que necessitam de atendimento domiciliar. Ao ser cadastrado o paciente recebe cuidados profissionais de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, sem sair de casa", destacou o Prefeito. David Bento explica que o atendimento é realizado por equipes capacitadas, que oferecem atendimento qualificado ao paciente sem tirá-lo de perto do carinho dos familiares - o que aumenta a sensação de segurança e auxilia na recuperação.