Preocupada com a situação crítica que famílias do Tocantins estão vivenciando com as cheias do Rio Tocantins, a deputada estadual Vanda Monteiro, solicitou do Governo do Estado a implantação convênios e termos de cooperação técnica para a execução de programas de inclusão social, bem como a estruturação de um Plano Estadual de Contingência para Desastres Naturais com ênfase em inundações e cheias. Em todo o Estado, o número de pessoas que foram obrigadas a sair de casa chega a 1.780, com situação mais crítica Em São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio.
De acordo com a parlamentar, a proposta é que o Governo disponibilize apoio aos municípios por meio da execução de projetos sociais para reforma e construção de novas habitações, aquisição de eletrodomésticos e móveis, atendimento financeiro emergencial aos impactados. Além disto, o Plano de Contingência será composto pelas obrigações de cada pasta da administração pública para a resolução dos problemas ocasionados pelas cheias.
"Vamos propor apoio de forma a atender as demandas mais urgentes destas famílias seja na área da saúde, educação, assistência social ou habitação. Muitas já se encontram distantes das políticas públicas e a proposta é justamente promover a inclusão e oportunizar aos impactados a chance de recomeçar suas vidas com dignidade", explicou a deputada.