Em agosto, o prefeito Neto Sos assinou contrato para alugar dois veículos Fiat Uno Way 1.4 destinados a atender o Fundo de Assistência Social e o Conselho Tutelar de Piraquê-TO, órgãos da estrutura da Prefeitura Municipal. No entanto, a estranheza aqui é que a empresa contratada para fornecer os veículos é a ESSIL COMÉRCIO DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO LTDA, de Araguaína-TO, que, e o nome não podia ser mais explícito, é uma loja varejista de materiais de construção ‘em geral’. É a popular loja de FACHADA e que, pelas informações, jamais teria funcionado.
Entre as atividades econômicas secundárias da ‘COMÉRCIO DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO’, conforme a Receita Federal, as 3 primeiras são ‘Comércio varejista de tintas e materiais para pintura, Comércio varejista de material elétrico, Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas’. Na sequência, é como uma mudança da água para o vinho, ‘Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista’, Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional, Locação de automóveis sem condutor’.
Sabe-se, além da marca Fiat Uno Way 1.4, que os veículos que a ESSIL COMÉRCIO DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO LTDA está contratada para fornecer à Prefeitura comandada pelo prefeito Neto Sos em Piraquê, um é de cor preta e tem, ‘PLACA NSP7B19, CHASSI 9BD195163B0073436, NA COR PRETA, ANO DE FABRICAÇÃO 2010 MODELO 2011’, indicam documentos do Portal da Transparência.
O mesmo Portal revela que o outro veículo é algo similar à ilustração acima, um ‘FIAT UNO WAY 1.4, PLACA MWS7E58, CHASSI 9BD195162C0263599, NA COR VERMELHO, ANO DEFABRICAÇÃO 2011 MODELO 2012, PARA ATENDE O CONSELHO TUTELAR DO PIRAQUÊ/TO’. Cada uma custa R$ 2,5 mil por mês e, até o momento o prefeito Neto Sos já autorizou o pagamento de R$ 20 mil a ESSIL COMÉRCIO DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO.