O ex-senador e ex-deputado federal maranhense, Francisco Escórcio, o Chiquinho Escórcio, recebeu na noite desta quarta-feira, 24, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, a comenda grau Alta Distinção da Ordem do Mérito Ministério Público Militar, edição do centenário, alusiva aos 100 anos da Instituição, completados em 2020.
O centenário não foi celebrado ano passado em razão da pandemia de covid-19. A cerimônia foi realizada com a observância de medidas preventivas à covid-19, como restrição de acesso apenas a homenageados e convidados e uso obrigatório de máscara.
Chiquinho Escórcio foi homenageado pelos relevantes serviços prestados em prol do Ministério Público Militar, da sociedade e do país. Receberam também a comenda, entre outros, o presidente do Superior Tribunal Militar, general de Exército Luis Carlos Gomes Mattos; o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; a procuradora-geral de Justiça do Estado do Amapá e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais – CNPG, Ivana Lúcia Franco Cei.
A Ordem do Mérito Ministério Público Militar é concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços, podendo ser também condecoradas, com as Insígnias da Ordem, organizações nacionais ou estrangeiras.