Elias Ribeiro Lima, secretário de Finanças do prefeito Wanderly Leite, utiliza maquinário da Prefeitura de Aguiarnópolis-TO para a construção de um imóvel particular. É o que está em denúncia registrada como Notícia de Fato no Ministério Público do Tocantins, MPTO.
Pela denúncia, Elias Ribeiro já utilizou uma retroescavadeira para dar início às obras no imóvel particular e usa caminhões caçambas para transportar materiais. "Desde o mês de outubro está usando o maquinário público para a construção da casa. Diante disto, o manifestante pugna por atuação ministerial. Nada mais disse. Certifico e dou fé", registra a denúncia na Notícia de Fato que deve começar a ser investigada.
Esta não é a única denúncia contra autoridades municipais que o MPTO investiga em Aguiarnópolis. Entre outras, uma apuração em andamento é sobre um esquema ilícito de movimentação de até R$ 1.092.355,88 (um milhão, noventa e dois mil, trezentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e cinco centavos) do dinheiro dos cofres públicos, via uma administradora de cartões. O esquema teria sido montado pelo prefeito Wanderly, sua vice Dete Cabral e secretários municipais para beneficiar empresas de familiares.
Eles próprios já confirmaram que uma empresa do filho de Dete Cabral e uma de propriedade do irmão de Elias Ribeiro estão cadastradas na administradora de cartões e podem prestar serviços à Prefeitura de Aguiarnópolis no denunciado esquema ilícito de mais de R$ 1 milhão.