O secretário de Administração de Carolina-MA, Rodolfo Moraes, explicou que a VI Conferência Municipal de Saúde, que acontece nesta sexta-feira, 5, na Câmara Municipal, estreita as relações com a população. “Os serviços de Saúde responderam muito bem (à pandemia). Hoje, temos índices muito baixos de contágio e internação. Os demais tratamentos de outras doenças também continuaram e conseguimos dar essa resposta positiva”, destacou.
Rodolfo Moraes lembrou que também houve melhoria na infraestrutura da Saúde de Carolina, com a inauguração do hospital municipal, reformas em unidades básicas e capacitação de servidores. “Este contexto está sendo analisado hoje e apresentado à população”.
Para o vereador Lindomar Nascimento, a Conferência chega em momento muito oportuno, com o avanço da imunização e vai contribuir para auxiliar os servidores e a comunidade. “Sempre apresentamos (na Câmara de Carolina) as demandas da Saúde do município. Esse momento é importante porque vai ajudar a melhorar mais ainda o combate à pandemia”.
A doutora Doralina Marques, da Assessoria Técnica de Saúde, informou que a Conferência debate os principais temas da Saúde Municipal, busca soluções e é uma oportunidade para a sociedade participar das discussões. “O nosso prefeito (doutor Erivelton Neves) deu muita importância para a Saúde. Não só por ser médico, mas porque convive o dia-a-dia”.
O secretário municipal de Saúde, Leonardo de Sousa avaliou que a Conferência é uma oportunidade de a população dar a sua contribuição. “Convidamos a população a estar presente, para que veja como funciona o SUS, veja as melhorias em Carolina e dê sugestões. Temos o hospital municipal, passamos de 400 para mais de 4 mil exames mês. A Saúde está melhorando”.
Leonardo de Sousa ainda lamentou o uso de meio políticos para criticar a Saúde de Carolina-MA. Se for (crítica) construtiva, melhora. Mas,infelizmente, na nossa cidade existe ainda muita politicagem. As pessoas utilizam de meios políticos para denegrir a Saúde, qualquer outra secretaria. Cadê os críticos? Nem aqui (na conferência) vieram para dar ideias”.