Começa em agosto a construção do novo terminal intermodal em Palmeirante-TO. A obra é parceria da VLI e da Companhia Operadora Portuária do Itaqui, COPI, num investimento de R$ 200 milhões com previsão de conclusão em 14 meses. O anúncio foi feito na quinta-feira, durante reunião dos governadores Flávio Dino, Maranhão, e Mauro Carlesse, Tocantins, em Palmas.
O novo empreendimento deve proporcionar mais de R$ 2,5 milhões em incremento na arrecadação de impostos para o município de Palmeirante e a criação de cerca de 550 novos empregos, desde as obras até a entrada em operação do Terminal. O prefeito de Palmeirante, Raimundo Brandão, já assegurou apoio à iniciativa.
"Como representante do município e observando a importância desse investimento para a geração de emprego e renda, estamos aqui nos colocando à disposição, oferecendo uma logística de apoio a essa rede empresarial. Reafirmamos que nosso foco principal é fazer com que esses empresários venham nos ajudar investindo no nosso município, trazendo uma possibilidade maior para a geração de emprego", enfatizou Raimundo Brandão.
O empreendimento faz parte de um novo ramal ferroviário, conectado à malha do Corredor Centro-Norte e interligado ao Terminal da COPI no Porto de Itaqui-MA, por onde os insumos serão carregados e transportados por quase mil quilômetros até o terminal de Palmeirante.
A capacidade inicial de movimentação da nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano. As operações no novo terminal devem iniciar no segundo semestre de 2022. Vai permitir a movimentação do fertilizante importado pelo Terminal Portuário COPI no Porto do Itaqui pelo modal ferroviário, conectando o porto (via Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul) até o novo terminal em Palmeirante.