Os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Tocantins, Mauro Carlesse, assinaram nesta quinta-feira, 22, no Palácio do Araguaia, em Palmas-TO, um acordo de cooperação para a construção da ponte sobre o rio Tocantins entre Carolina-MA e Filadélfia-TO. Participaram da solenidade o prefeito de Carolina, doutor Erivelton Neves, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Luciane Martins, e os vereadores João Filho, Lindomar Nascimento e Silmar do Brejinho, Moura Filho.
O primeiro passo do projeto deve ser um estudo de viabilidade técnica para a construção da ponte em que serão investidos aproximadamente R$ 8 milhões. A nova ponte deve ter uma extensão de 1.800 metros e os governos esperam utilizá-la para alavancar o escoamento da produção agrícola da região e o desenvolvimento do turístico. A previsão de conclusão é de dois a três anos.
“É uma obra de grande magnitude. Nesta primeira etapa, a licitação para elaboração do estudo de viabilidade técnica econômica-ambiental e a elaboração do projeto de engenharia para construção da ponte. Estamos dando passos efetivos para a realização deste sonho. Reconhecemos o empenho para realizar um investimento desta grandeza”, explicou o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto.
Também na tarde desta quinta-feira, os governadores Mauro Carlesse e Flávio Dino se reuniram com representantes do Porto de Itaqui e de várias empresas do ramo de logística ferroviária e de fertilizantes, dentre outras. Participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Fieto, Roberto Pires; secretários de estado, deputados e prefeitos.
Lançado em junho, o Projeto de Integração Geopolítica Interestadual visa à efetivação de políticas públicas entre o Tocantins e os estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Pará, Mato Grosso e Goiás. Juntos, os estados concentram 1.530 municípios com uma população total de 45 milhões de habitantes, o que representa 21,74% da população nacional.
Com informações dos governos do Maranhão e Tocantins