O ex-senador Francisco Escórcio, o Chiquinho Escórcio, defendeu nesta quarta-feira, 14, uma mobilização de políticos, da sociedade organizada e da população do Maranhão para pressionar companhias aéreas e autoridades para reverter a atual falta de voos diretos para o estado e, principalmente, Imperatriz. Ele lembrou que, quando parlamentar, se empenhou pela melhoria dos aeroportos maranhenses e pela qualidade dos serviços das companhias aéreas.
“Para ir (de Brasília) a Imperatriz, eu tenho que ir a Campinas? Saí 15h30. Estou aqui em Campinas-SP. Nada contra São Paulo. Mas isso é uma demonstração de desprestígio ao meu querido Maranhão, a minha querida Imperatriz. Nós tínhamos aviões diretos, principalmente de Brasília. Agora, eu tenho que sair 15h de Brasília, chegar 17h em São Paulo para chegar 1 hora da manhã em Imperatriz?”, desabafou em áudio que circula nas redes sociais.
Chiquinho Escórcio considerou o problema uma falta de respeito com a população. “E não é só de Imperatriz, é da região (Tocantina), do Bico do Papagaio (no Tocantins)”. Ele adiantou que, mesmo sem mandato, ainda tem trânsito em Brasília e sugeriu que o presidente da Associação Comercial de Imperatriz, Edmar Nabarro, lance o movimento de mobiliação. “E se precisar de coragem, a coragem vai ser dada pelo Chiquinho nesse período que vou ficar aí (em Imperatriz)”, assegurou o ex-senador.
Também em mensagem nas redes sociais, o deputado federal Aluísio Mendes manifestou apoio a iniciativa de Chiquinho Escórcio e informou que, nesta quinta-feira, 15, será votado na Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados um requerimento de sua autoria que convoca os presidentes da Agência Nacional da Aviação Civil, Anac, e das companhias Azul, Gol e TAM para tratar do assunto.
“Chiquinho, você tem razão. Isto é uma falta de respeito. Vou inclusive usar seu áudio como modelo de indignação do povo do Maranhão, de Imperatriz e de todo o Sul do estado com o absurdo da falta de voos”, completou Aluísio Mendes.