Na ‘moita’, em 6 de janeiro de 2021, no que era apenas o terceiro dia útil do ano, o prefeito Wanderly Leite contratou, por DISPENSA DE LICITAÇÃO, a RK Consultoria e Engenharia-Eireli, para, alegadamente, prestar serviços à Prefeitura de Aguiarnópolis-TO.
Segundo narrou uma denúncia ao Ministério Público do Tocantins (MP) do que poderia ter sido uma FRAUDE EM LICITAÇÃO para a contratação da mesma empresa pela mesma Prefeitura de Aguiarnópolis, a RK Consultoria é de propriedade de Francisco das Chagas Miranda Lima, o ‘Kiko’, primo do prefeito Wanderly.
No entanto, a operação da DISPENSA para contratar a RK Consultoria não está registrada nem na seção de ‘licitações’ do Portal da Transparência de Aguiarnópolis ou mesmo sequer no Portal do Tribunal de Contas do Tocantins, o TCE. Muito menos um ‘extrato’ da DISPENSA DE LICITAÇÃO que fosse está publicado, seja no Diário Oficial do Município, seja no do estado do Tocantins ou seja no da União.
É preciso ‘garimpar’ na seção de empenhos do Portal da Transparência para se localizar o ‘RELATÓRIO DETALHADO’, que desvenda a célere contratação, sem licitação, da RK Consultoria pelo prefeito Wanderly. É daquela maneira como se diz no popular, na ‘moita’,
A RK Consultoria e Engenharia é uma empresa de fachada. Criada em dezembro de 2020, para a Receita Federal, tem sede no número 1045 da avenida Adalberto Ribeiro, em Carolina-MA. No local existe tão somente uma residência. Ali, nada indica que possa funcionar uma empresa de ‘consultoria’. E muito menos de ‘engenharia’. Conforme a denúncia ao MP, a RK Consultoria seria de propriedade de Francisco das Chagas Miranda Lima, o ‘Kiko’, primo do atual prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly Leite.
Para a Receita Federal, a única sócia da RK Consultoria é Rosângela de Cássia Ribeiro dos Santos, que seria a namorada de ‘Kiko’ Miranda. Esta dispensa não é a única operação nebulosa na qual se envolveu a RK Consultoria. Em Angico-TO, da vice-prefeita Ieda Miranda, irmã de ‘Kiko’ Miranda, a RK Consultoria também abocanhou uma DISPENSA DE LICITAÇÃO para prestar serviços.
Lá em Angico, a DISPENSA tem todos os indícios do que pode caracterizar uma fraude. Nas propostas que embasaram a operação, afora os nomes da empresa, endereço e outros trechos que nem poderiam mesmo ser iguais, tudo mais nas três propostas é exatamente igual, como se ‘clones’ fossem.
O mesmo tipo de formatação, caracteres, palavras, pontuação, efeitos em tabelas etc. Tudo, tudo, tudo exatamente idêntico nas três propostas de três diferentes empresas, de diferentes cidades e até estados diferentes.
Com a palavra, mais uma vez, o Ministério Público.