Se nesta terça-feira, 15, o prefeito Aquiles da Areia viveu seus negativos 15 segundos de fama após viralizar nas redes sociais o vídeo em que ele ironiza e debocha das mortes por Covid-19, em número próximo de atingir as 500 mil no país muito em breve, a sua secretária de Saúde em Araguatins-TO, a médica Simydarkuia Araújo da Silva, mantém, em atitude que pode estar violando as legislações federal e estadual, um registro empresarial paralelo ao do exercício do cargo na administração pública.
"Logo-logo estará aqui, meu amigo Eduardo, para nós quebrar uma ali na Praia da Ponta com pandemia ou sem pandemia. Nós vamos para cima. Nós sabemos que toda hora chega uma cobrança: 'prefeito, baixa um lockdown'. O caramba nenhuma, rapaz. Quem quiser que vá. Quem morreu, morreu. Quem escapou, escapou. E vamos para cima meus amigos. Eu não vou amordaçar o povo. Só se eu colocar o muro de Berlin na beira do [rio] Araguaia para o povo não ir para a praia", foram algumas das palavras do prefeito Aquiles da Areia no vídeo.
Palavras, aliás, que Aquiles da Areia repetiu ao ser questionado posteriormente pela Imprensa. Seria até de se perguntar se o prefeito tem conhecimento de que Araguatins está entre as 10 cidades mais afetadas pela pandemia no Tocantins. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta mesma terça-feira informou mais 53 casos diagnosticados no município. Até agora, 2.277 pessoas testaram positivo e 57 pacientes morreram em Araguatins.
No vídeo, Aquiles da Areia ainda incentivou: -"todo mundo aqui é de maior. Quem quiser ir para a praia que vá. Quem quiser ficar, que fique. Eu vou. Pegar uma prainha. Tenho 60 anos na beira do Araguaia, por que eu não vou?". Há notícia de que, nos últimos dias, moradores começaram a ficar preocupados com aglomerações na praia da Ponta, uma das mais frequentadas. Na última semana, banhistas lotaram a praia, não usavam máscara e descumpriram o distanciamento recomendado para evitar a transmissão da Covid-19.
É possível que as atividades empresariais paralelas da secretária Simydarkuia Araújo da Silva auxiliem a esclarecer o descaso do prefeito Aquiles da Areia com as vidas e a saúde pública em Araguatins. Detentora de um cargo de primeiro escalão na gestão municipal, Simydarkuia deveria dedicar, em tese, tempo integral às suas responsabilidades para com a saúde da população de Araguatins.
No entanto, em pleno exercício do cargo de secretária municipal, Simydurkaia mantém, concomitantemente, ativo o seu registro de Empresário (Individual) no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ, da Receita Federal. É o registro empresarial da Clínica Omega, em Araguatins. Embora a Lei Orgânica do município não seja clara sobre o assunto, a legislação federal e o Estatuto do Servidor do Tocantins proíbem expressamente a participação em gerência ou administração de empresa privada aos detentores de um emprego público.