O advogado Orleano Mendes postou vídeo em seu perfil no Facebook em que analisa as diferenças entre profissionais e amadores. “O profissional amador é aquele que na primeira dificuldade esmorece, fica introspectivo. É aquele que perdeu a oportunidade de estar no processo de contínua aprendizagem”, explica.
Orleano Mendes aponta que, segundo muitos livros, a maior a capacidade de ‘aprender e desaprender’ vai ser a principal habilidade do ser humano. “O amador é aquele que faz vários projetos, começa, mas perde a capacidade de ser feliz, a potência do seu ser. Já o profissional é aquele que sabe que depois de uma longa noite vem um novo dia e um sol a brilhar. Brilha para todos”.
Ele também conta a história do ‘Bambu Chinês’. “O bambu chinês demora de 5 a 6 anos para florescer e crescer 6 metros de altura, 12 metros de altura. O que ocorre? O bambu chinês, durante 5 anos, parece que não cresceu nada. Mas em um ano cresce mais de 60% do que ele não cresceu durante 5 anos. Ou seja, o profissional é aquele que sabe que precisa se superar e aprender novas habilidades e precisa desenvolver diuturnamente a sua inteligência, o seu diálogo e a sua linguagem consigo mesmo. E assim superando as adversidades”.