Em reunião com representantes da Câmara de Vereadores, Clube de Dirigentes Lojistas, CDL, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Carolina-MA, por meio das secretarias de Saúde e Administração, explicou as medidas de combate a Covid-19 previstas em novo Decreto Municipal.
Medidas mais restritivas foram adotadas em função da ocorrência frequente de aglomerações. Está proibido o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais e locais públicos. Compra e delivery estão permitidos. As vigilâncias Sanitária e Epidemiológica vão fiscalizar o cumprimento, com apoio da Polícia Militar e Bombeiros, e também orientar a população.
“Nós, da Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal, vamos estar nas ruas durante o dia e durante a noite conscientizando o povo que está proibido o consumo de bebida alcoólica nos locais, podendo delivery, pode ser comprado no balcão, levar, consumido em casa sem problema nenhum. Mas está proibida a venda nos locais”, afirmou Luiz Carlos França, chefe da Vigilância Sanitária.
A Prefeitura de Carolina vai reforçar a necessidade de a população seguir as medidas de segurança sanitária, como o uso de máscaras, álcool gel, manutenção do distanciamento social e a recomendação de procurar imediatamente atendimento em caso de sintomas.
“A gente está observando que os casos suspeitos estão aumentando e a maioria se confirma. Pensando nisso, a gente já pediu ao nosso prefeito que restringisse um pouco mais a circulação de pessoas, principalmente nos bares onde está tendo grande dificuldade”, explicou o secretário de Saúde, Leonardo Sousa.
Ele observou que há dificuldade de transferir pacientes para hospitais de referência, como o de Imperatriz. “Solicita transferência e a resposta que a gente tem é não”, alertou. Já o vereador Din Vaqueiro considerou importante o diálogo com os representantes da sociedade. “Estamos num momento difícil, todos estão preocupados com a Saúde nacional e municipal”, lembrou.
O presidente do CDL de Carolina, Natal Ribeiro, lamentou a escassez de vacinas e garantiu que o comércio vai colaborar no cumprimento das medidas de prevenção. “Estamos cumprindo nossa parte e acredito que tudo vai dar certo”, previu. “Vamos orientar e solicitamos aos donos de bares que não descumpram as medidas para que não sejam necessárias ações mais enérgicas”, alertou o tenente Pereira Júnior, da PM.
Para a presidente da Câmara de Carolina, vereadora Lucian Martins, são necessárias as medidas de prevenção. “A gente vê no noticiário que Carolina vem sendo um exemplo. Só que isto não nos permite descuidar”, enfatizou.