noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal O tempo!

Cidade

COVID-19: Município de Carolina (MA) adota tratamento utilizado por médica brasileira em Madri, na Espanha

COVID-19: Município de Carolina (MA) adota tratamento utilizado por médica brasileira em Madri, na Espanha

Publicada em 06/06/20 às 16:01h - 394 visualizações

Brasil 61


Compartilhe
Compartilhar a noticia COVID-19: Município de Carolina (MA) adota tratamento utilizado por médica brasileira em Madri, na Espanha  Compartilhar a noticia COVID-19: Município de Carolina (MA) adota tratamento utilizado por médica brasileira em Madri, na Espanha  Compartilhar a noticia COVID-19: Município de Carolina (MA) adota tratamento utilizado por médica brasileira em Madri, na Espanha

Link da Notícia:

COVID-19: Município de Carolina (MA) adota tratamento utilizado por médica brasileira em Madri, na Espanha
 (Foto: Brasil 61)

O Hospital Municipal de Carolina (MA) adotou o novo tratamento para a Covid-19, o chamando “Protocolo de Madri”. A terapia consiste, principalmente, na associação dos medicamentos hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina ou albendazol, na primeira fase doença, e da injeção de corticoides, na segunda fase.

De acordo com o último levantamento da secretaria municipal de saúde de Carolina, a cidade tem 46 casos da doença em monitoramento, 48 casos suspeitos e 35 já foram descartados. O município desde o início da circulação do novo coronavírus já notificou 54 casos da doença. A cidade não registrou óbito em decorrência da Covid- 19.

Além disso, do total de casos da doença, apenas oito pacientes foram internados. Atualmente só um paciente está internado no Hospital Municipal da cidade. 
Segundo o médico e prefeito de Carolina, Erivelton Neves (Solidariedade), a combinação de medicamentos prevista no protocolo tem garantido a melhora e recuperação dos pacientes na região. 

“Estamos seguindo o ‘Protocolo de Madri’ aqui em Carolina, seguindo à risca, assistindo as lives, discutindo, estudando os artigos. E graças a isso, temos implantado o protocolo e tem sido um sucesso. Dessa forma resgatando a autoconfiança da população, a dignidade e o psicológico das pessoas em confiar em um tratamento que está dando certo”, relata Neves.

O município de Carolina fica localizado no Sul do estado do Maranhão, cerca de 640 km, da capital, São Luis. A cidade é conhecida como o portal do Parque Nacional Chapada das Mesas, uma unidade de conservação de cerrado com dezenas de cachoeiras e balneários, que atraem milhares de turistas de todo o país todos os anos.

Já o secretário municipal de saúde do município de Carolina (MA), Leonardo Souza Coelho, explica que a unidade de saúde do município já tinha um protocolo estabelecido. No entanto, após ter conhecimento do novo tratamento resolveu adequar os procedimentos.

“A gente fez o nosso e adequou a nossa realidade e começamos a utilizar. Todos os pacientes estão utilizando, não apenas os confirmados. A gente não está aguardando confirmar o exame para a gente começar com a medicação. A partir do momento em que paciente tem a clínica, ele vem nas nossas unidades aqui e o médico já vai passando. Claro que o médico só passa mediante a assinatura do termo de responsabilidade pelo paciente. O termo foi disponibilizado pelo próprio CRM do Maranhão”, destacou o secretário.

A técnica em enfermagem e moradora de Carolina (AM), Ana Lucia da Costa Rocha, 46 anos, foi uma das pacientes beneficiadas com o novo protocolo utilizado na rede pública de saúde. Ana não chegou a ficar internada no hospital municipal da cidade. Ela comenta como foi o tratamento.

“Eu comecei o tratamento com a azitromicina e o corticoide. Eu fiz o uso da cloroquina, mas acabei não me sentindo bem com o medicamento. Aí eu voltei ao médico novamente e ele suspendeu a cloroquina. Mas graças a deus foi tudo bem. Os meus sintomas, foram sintomas leves e não precisei ficar internada”, explicou a técnica em enfermagem.

Ana Lucia, relata ainda que durante o tratamento da doença os principais sintomas era diarreias e dores no corpo. “Eu sentir vários sintomas. Eu tive diarreia, dor na garganta e no corpo. Eu tive febre, mas não alta. A minha diarreia foi muito forte. Eu tive também dor no peito, cansaço. Eu sentia muitas dores nas costas. Mas não sentir falta de ar. Mas agora já estou bem, já voltei ao trabalho”, disse.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9 81842125

Visitas: 1126485
Copyright (c) 2024 - Jornal O tempo