O prefeito de Carolina-MA, doutor Erivelton Neves, recebeu nesta segunda-feira, 25, o primeiro de dois respiradores mecânicos resultado de parceria com o CESTE. O aparelho reforça a estrutura da rede de Saúde Municipal.
“Fizemos uma solicitação ao CESTE para auxiliar no combate à pandemia e eles atenderam prontamente. Sabemos das dificuldades do país, dos estados e mais ainda dos municípios para adquirir estes equipamentos. Mesmo com recursos, as fábricas não tem capacidade de atender os pedidos”, explica doutor Erivelton.
O prefeito informou que aguarda a chegada de mais um respirador do CESTE na próxima semana, que vai se somar a dois do município, e que há possibilidade de o governo do Maranhão disponibilizar outros dois aparelhos. “Prontamente, teremos 4 leitos de UTI com respirador fazendo um trabalho semi-intensivo para atender melhor os pacientes em caso de necessidade”, informa.
Atualmente, a taxa de internação na rede municipal de Carolina é de 1 a 2 casos, em observação, nos 12 leitos reservados para casos de Covid-19. “O tratamento está dando certo, graças aos protocolos, e vamos ter os respiradores. Quando passar a pandemia, Carolina vai estar servida de estrutura de tratamento semi-intensiva para atender melhor a população na área da Saúde”, adiantou.