O uso de máscaras de proteção respiratória será obrigatório em Nazaré-TO, a partir de 2 de maio, em todos os ambientes públicos ou de livre acesso no município. Os responsáveis pelos estabelecimentos devem proibir o acesso ao local de quem não utiliza o equipamento de proteção.
A medida está no Decreto Municipal 010/2020, desta segunda-feira, 28, e objetiva garantir o bem-estar e a Saúde da população e possibilitar a redução da disseminação do novo Coronavírus. O Decreto segue normas e orientações da Organização Mundial de Saúde, do Governo Federal, Ministério da Saúde, e as legislações estadual e municipal.
Esta semana, máscaras de proteção feitas em tecido começaram a ser distribuídas pela equipe municipal de Assistência Social. A Prefeitura de Nazaré recomenda à população o uso de máscaras artesanais e não as produzidas para uso hospitalar.
Todos os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços privados devem cumprir a obrigatoriedade do uso de máscaras por clientes, funcionários e colaboradores, entre outros itens previstos no Decreto, sob pena de recolhimento e suspensão do Alvará de funcionamento. É ainda obrigatória a disponibilização de álcool gel em local de fácil acesso.