Já custou uma bolada de mais de R$ 124 mil aos cofres públicos de Riachão-MA os salários pagos à assessora especial Carlene Araújo Monteiro, esposa do vereador Uelton Silva Canuto. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência do município. Segundo fontes da cidade, Carlene seria apenas mais uma entre os muitos funcionários fantasmas pendurados em cargos da Prefeitura de Riachão, comandada pelo prefeito Joab Santos.
A esposa do Uelton Canuto, vereador situacionista, fiel e ferrenho defensor de Joab Santos na Câmara de Vereadores e na política local, recebeu recentemente até uma promoção, com direito a aumento de salário a partir de fevereiro deste 2020. É ano de eleições. Naquele mês, Carlene Araújo Monteiro começou a receber R$ 5 mil e 900. O salário do mês de março também já foi pra conta.
Em apenas dois meses, a soma já bate em quase 12 mil reais do dinheiro dos cofres públicos embolsado pela esposa do parlamentar. O fim de abril está chegando e mais 5 mil e 900 reais vão se somar aos quase 12 mil. Em três meses, é uma bolada de quase 18 mil reais. É muito dinheiro! E um valor absurdo se comparado à carente realidade dos trabalhadores comuns de Riachão, quando e se emprego e trabalho tem.
Conforme revela o Portal da Transparência, Carlene Araújo Monteiro é servidora comissionada da Prefeitura de Riachão desde janeiro de 2017, quando Joab Santos assumiu o cargo de prefeito. Ela começou como assessora da Secretaria Municipal de Administração.
Em setembro de 2017, a Transparência indica lotação no ‘Salário Maternidade FPM’, seja lá o que for que isto signifique. A partir do mês de março de 2018, volta à Secretaria de Administração. Por lá permanece até janeiro de 2020, quando passa a ser lotada na ‘Assessoria Especial’. No novo cargo, o salário praticamente dobra. Vai de 3 mil para chegar pertinho dos 6 mil reais todo santo mês.