Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério Público do Tocantins (MPE) e prefeituras municipais estabeleceu que a cidade de Tocantinópolis seja a referência regional para eventuais atendimentos e cuidados no tratamento e combate ao Coronavírus. O acordo foi firmado nesta sexta-feira (27), na sede do MPE da Comarca de Tocantinópolis e envolve a prefeitura local e as de Aguiarnópolis, Luzilópolis, Nazaré, Palmeiras e Santa Terezinha.
A iniciativa foi intermediada pelo promotor Saulo Vinhal e foi decidida em reunião com os prefeitos, que estavam acompanhados dos secretários municipais de Saúde e procuradores jurídicos. Ficou estabelecido a destinação de recursos próprios dos municípios para a aquisição conjunta de equipamentos e suprimentos como cilindros de oxigênio, exames de testes rápidos entre outras ações.
A escolha de Tocantinópolis levou em conta a maior estrutura no município, que já conta, inclusive, com respiradores mecânicos. Também pelas inúmeras dificuldades dos hospitais de outras cidades pólo, como Araguaína e Augustinópolis.