Para combater o Coronavírus e evitar possível caso, o prefeito doutor Erivelton Neves reafirmou que a Prefeitura de Carolina vai continuar seguindo as orientações da Organização Municipal de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Entre elas, a recomendação de cuidados na higienização pessoal e isolamento domiciliar. Ele também agradeceu o apoio da população, dos meios de comunicação e do governo do Estado às medidas já adotadas pelo município.
“Quero agradecer o apoio do povo de Carolina e pedir à população: vamos continuar firmes nesse propósito. Vamos nos manter no isolamento domiciliar. Peço para vocês não só como prefeito, mas como médico, como amigo: fiquem em casa como eu estou fazendo. Fiquem em casa que é melhor remédio é prevenção”, recomendou.
Decreto municipal baixado esta semana coloca Carolina em estado de emergência e calamidade pública, em razão da pandemia de Coronavírus e da situação de estradas e acessos à cidade, prejudicadas pelo forte inverno no Maranhão. Na cidade, há fechamento parcial do comércio e estão proibidas as concentrações massivas. Permitidas, a abertura apenas de farmácias, pontos de alimentação, serviços de urgência e emergência de hospitais, postos de saúde e locais de abastecimento.
As atenções da Secretaria Municipal de Saúde estão concentradas nos cuidados de higiene e isolamento, essenciais para a imunidade da população. Escalas de serviço das equipes de Saúde estão sendo reestruturadas para atender melhor a comunidade. “Por precaução, nós começamos a fazer obras de adaptação no prédio do posto de saúde da Sucupira e o isolamento do hospital para uma eventualidade”, explicou o doutor Erivelton.
Sobre o surgimento de caso suspeito de Coronavírus em Carolina, o prefeito tranquilizou a população e explicou que a paciente, que viajou e retornou de São Paulo, já está em isolamento domiciliar. “Não subestimamos, mas ela não apresentou todos os sintomas. Não apresentou febre e está evoluindo bem. O material para exame foi colhido e levado para laboratório em São Luís. Espero em Deus que esse caso não se confirme e a nossa cidade não tenha nenhum outro desta pandemia que esta se espalhando no país e no mundo”, completou o prefeito.