Devido à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde decidiu antecipar, para essa segunda-feira (23), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Inicialmente, o público-alvo são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. O Dia D acontece dia 9 de maio.
A campanha antecipada e a escolha do público-alvo fazem parte de uma estratégia de auxílio aos profissionais de saúde, para descartarem o vírus influenza na triagem de possíveis casos de coronavírus. Além disso, é uma medida para preservar a saúde dos idosos – público vulnerável ao coronavírus – contra a gripe e doenças respiratórias mais comuns. É importante lembrar que a vacina para influenza protege apenas contra a gripe (inclusive o H1N1).
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde sobre evitar aglomerações de pessoas e a circulação de idosos, a Prefeitura de Piraquê, através da Secretaria de Saúde, decidiu aplicar as doses da vacina encontra nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), leva atendimentos domiciliar para os idosos que não tenha condições de ir até os atendimentos. O público-alvo da campanha deve evitar aglomerações nos postos de vacinação.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O idoso ou profissional de saúde deve apresenta o RG, cartão SUS e carteira de vacinação.