Gestão Mizô Alencar vive ‘apagão’ gerencial e administrativo
O emocionado apelo de um garoto, em vídeo postado no Youtube, escancarou de vez o completo abandono da zona rural de Filadélfia-TO pelo prefeito Mizô Alencar. Dirigido ‘às autoridades de Brasília’, o apelo expôs as agruras vividas pelos estudantes e as comunidades. “Tenham uma atitude sobre isso. Eu não falo por mim. Falo por todas as crianças”, desabafou.
O garoto falou das estradas vicinais intrafegáveis, dos veículos do transporte escolar em péssimo estado, das mais de 4 horas de viagem para chegar às escolas e das precárias condições da Educação municipal em Filadélfia. Acrescente-se a ausência completa de iluminação pública por absoluta falta de manutenção. Na total escuridão das estradas e ruas, as comunidades da zona rural enfrentam a insegurança e o medo. Pode ser uma cobra, pode ser um ladrão, pode ser um assaltante. Pode ser qualquer coisa.
Mas o que já ninguém mais deve acreditar é em alguma providência do prefeito Mizô Alencar, que parece pouco se importar com as precárias condições nas comunidades rurais. Prova é que, recentemente, Mizô Alencar proibiu máquinas do Governo do Tocantins de recuperar estradas vicinais. “O prefeito Mizô impediu e mandou as máquinas embora. Ele não quer as máquinas. Prejudicou o povo”, lamentou um líder comunitário. “O prefeito Mizô não trabalha para a sociedade. Trabalha para quem lhe favorece”, emendou um popular.
Alegar falta de recursos não é exatamente a melhor desculpa daquilo que na verdade é pura e simples incompetência de Mizô Alencar. A Educação Municipal recebe, compulsoriamente, recursos obrigatórios do FUNDEB, calculados pelo número de estudantes informados pela própria Prefeitura. No entanto, na zona rural por aqui os alunos sofrem até para conseguir chegar às salas de aula, quando chegam.
Verba para recuperar as estradas vicinais, como, por exemplo, a hoje intrafegável Estrada da Cana Brava, também não poderia faltar. Ou, então, onde foram aplicados os mais de R$ 5,6 milhões, recebidos de 2017 a 2020 pela Prefeitura de Filadélfia em royalties da barragem de Estreito? Este dinheirão deveria ter sido em infraestrutura, principalmente nas estradas vicinais. Onde ta o dinheiro?