VEÍCULOS DA PREFEITURA DE FILADÉLFIA DO TOCANTINS VIAJAM 140 KM E QUASE DUAS HORAS PARA ABASTECER
Contratada pela Prefeitura fica em Araguaína. Deslocamento pode consumir 1/3 de um tanque cheio e aumentar o custo idem.
No 'trajeto mais rápido', de acordo com o Google Maps, veículos próprios ou locados da Prefeitura Municipal de Filadélfia-TO percorrem 138,6Km em uma viagem de, pelo menos, 110 minutos (1h50) para realizar o abastecimento de combustível, reposição ou troca de óleos e lubrificantes. Isto porque a empresa contratada, o Posto Ipanema , tem sede em Araguaína, onde ficam as bombas e serviços que atendem a frota municipal de Filadélfia.
Documentos obtidos pelo (?) revelam dois contratos da Prefeitura de Filadélfia com a empresa Auto Posto Ipanema , com sede, para a Receita Federal, na av. Filadélfia 4550, Arauguína-TO. Buscas no Google Maps indicam que o posto propriamente dito está na avenida Castelo Branco, 316, naquela mesma cidade.
Os pregões estabeleciam 'menor preço' como critério. Entretanto, para abastecer, ou mesmo realizar serviços de troca ou reposição de lubrificantes, qualquer veículo a serviço da gestão municipal de Filadélfia pode consumir quase 1/3 do combustível de um tanque cheio. Sem contar eventual custo de manutenção da frota, o deslocamento resulta, no mínimo, em preço 33% superior apenas em gasto de combustível.
Os contratos por Pregão Presencial são datados de 24 de abril de 2018 e de 4 de abril de 2019, ambos com validade de 12 meses. Prevêm “registro de preços para eventual aquisição de combustíveis e lubrificantes para atender as demandas da Prefeitura Municipal de Filadélfia e demais secretarias”. O primeiro tem valor de R$ 1,219 milhão. Em 2019, o valor sobre para R$ 1,383 milhão, um aumento de 13,45% em relação ao anterior. Cálculos da Agência Nacional do Petróleo chegaram a uma média de aumento em 2018 de 5,97% por litro de gasolina e 3,75% para o diesel. solicitamos atenção do Ministério Público , apuração dos fatos