A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa), tem provido o debate sobre o trabalho infantil em todo o Estado, por meio das audiências públicas da Caravana do Norte. Nesta terça-feira, 21, o município de Piraquê a 447 km de Palmas sediou o evento que aconteceu na câmara municipal e contou com estudantes e a comunidade em geral.
Segundo o prefeito de Piraquê, Eduardo dos Santos Sobrinho, o enfrentamento ao trabalho infantil é fundamental no processo de efetivação de direitos: “essa iniciativa desafia e mobiliza toda a sociedade a assumir uma visão das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos, com capacidade de exercerem sua cidadania”.argumentou.
A adolescente Rayllana Evelyn é estudante e moradora de Piraquê , para ela é importante ter esse tipo de encontro, onde o Estado e outras entidades que representam as crianças podem exemplificar e sensibilizar as pessoas para que elas tenham consciência do tempo certo de trabalhar. “A violência contra a criança por meio da exploração é algo que deixa marcas e que pode abalar a saúde mental e física de um menor”, declarou a estudante.
Já a secretária de Assistência Social de Piraquê, Ana Alaydes Vaz, expressou a expectativa de que a audiência pública aponte diretrizes para elaboração de políticas públicas tanto da assistência social, quanto das demais áreas envolvidas e concluiu: “Não temos uma receita para solucionar o problema precisamos promover o debate e encontrar juntos a melhor saída para nossa cidade”.
O Fetipa pretende fazer mais audiências públicas essa semana, confira nossa programação dos municípios participantes